Programação definifiva da visita de Sua Majestade Diambi Kabatusuila

Coroada como governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, na República Democrática do Congo, em 31 de agosto de 2016, a rainha Diambi Kabatusuila, que está em turnê pelo Brasil, será homenageada nesta terça-feira (12/3), pelo prefeito de Itapecerica da Serra, cidade da região metropolitana sul da Grande São Paulo, no Complexo Administrativo Municipal, na Câmara dos Vereadores e no Nzo Tumbansi ILABANTU. Neste local comandará grande ritual espiritual e prática ancestral dos Bakongo.

Ela já passou por Salvador, na Bahia, onde desembarcou dia 27 de fevereiro, por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e desembarcará em São Paulo, para uma visita de três dias, de onde volta dia 15 para Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, seu país.

O Congo faz parte do grupo de países de origem bantu, primeira civilização de africanos que veio escravizada para o Brasil e de enorme importância para a formação da nossa linguagem, culinária, formação do samba, capoeira e nas práticas medicinais.

A rainha congolesa, detentora do título de “Diambi Mukalenga Mukaji Wa Nkashama” (Rainha do Ordem do Leopardo), desde muito jovem mostrou interesse pelas questões de restauração da identidade africana. Um de seus principais projetos, além de comandar uma empresa de desenvolvimento rural de Kasaï Central, é buscar alianças para mudar a narrativa sobre o povo africano pelo mundo.”

As expressões das culturas africanas foram tão brutalmente reprimidas e demonizadas durante vários séculos, com o único propósito de explorar os africanos e suas terras, que muitos africanos perderam o senso de si e o que significa ser africano hoje.

Os africanos em todo o mundo acostumaram-se a acreditar que não são dignos e que a única maneira de melhorar sua vida é adotar e imitar todos os padrões do Ocidente para reger todos”, observa.

Nascida na Bélgica, filha de mãe belga e pai congolês diplomata, a rainha Diambi é doutora em Direito e Filosofia e mestre em Psicologia Aplicada.

Também possui formação de professora de Matemática e Francês e é bacharel em Finanças e Economia, tendo trabalhado durante vários anos como consultora econômica no Observatoire Social Européen, em Bruxelas, para a Comissão Europeia. A soberana fala 6 idiomas, é mãe de 2 filhos e tem 1 neto.

A visita da rainha Diambi e comitiva de 8 pessoas, composta por uma princesa, um príncipe e intelectuais, além de valorizar e celebrar povos e tradições africanos, também tem por objetivo promover encontros interculturais.

Programação da recepção à Rainha Diambi – Em São Paulo
Dia 12/3 – 13:50h – Recepção e boas-vindas no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas), e translado para Itapecerica da Serra

16:00h – Recepção no Complexo Administrativo (Gabinete do Prefeito) de Itapecerica da Serra:
Prefeito Jorge Costa, Secretários, servidores municipais e lideranças políticas em geral
Local: Av. Eduardo Roberto Daher, 1135 – Parque Paraiso, Centro – Itapecerica da Serra

18:00h – Congratulações na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra
Local: Largo da Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres – 147 – Centro, Itapecerica da Serra

19:00h – Encontro de povos tradicionais de matriz africana, afro brasileira, e do movimento negro e participará de grande Celebração festiva aos Ancestrais e Antepassados Bakongo (Cerimônia Espiritual)
Neste local, Sua Majestade adentrará ao espaço paramentada com suas roupas, insígnias e indumentárias sagradas e comandará a fim de comandar a cerimônia.
Local: Sede do ILABANTU – Nzo Tumbansi – Rodovia Armando Salles, 5205 – Recreio Campestre, Itapecerica da Serra – SP;

21:30h – Jantar tradicional

Dia 13/3 – 10:00h – Visita a Estátua da Mãe Preta e Recepção na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, localizada no Largo do Paissandu, na região central da Cidade de São Paulo, que foi construída gratuitamente por trabalhadores negros no início do século XX.

13:30h – Visita e recepção ao Museu Afro Brasil. O Museu Afro Brasil é um museu histórico, artístico e etnológico, voltado à pesquisa, conservação e exposição de objetos relacionados ao universo cultural do negro no Brasil.
Local: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera – São Paulo – SP.

18:30h – Encontro com lideranças de comunidades e povos tradicionais de matriz africanas, quilombolas, capoeiristas, sambistas, professores, educadores, estudantes e membros da academia intelectual, ativistas de direitos humanos, líderes políticos em geral
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sergio Vieira de Melo – Viaduto Jacareí, 100 – Centro – São Paulo.

Dia 14/3 – 09:00h – Deslocamento para Cidade de Santos
Chegada às 10:00h – Recepção no Paço Municipal, pelo Prefeito Paulo Alexandre Barbosa – Praça Visconde de Mauá, S/N – Centro;

14:00h – Retorno de Sua Majestade e Comitiva a São Paulo

20:00h – Palestra para professores, educadores, estudantes, lideres de povos tradicionais de matriz africana em geral
Local: UNIFACCAMP – Faculdade Campo Limpo Paulista – Rua Guatemala, 197 – Jardim América – Campo Limpo Paulista – SP.
Dia 15/3 – 09:30h – Recepção no Palácio dos Bandeirantes, pelo embaixador Affonso Massot, da Secretaria de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo;

11:00h visita oficial da Sua Majestade Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo), do grande império Luba, povos nativos da África Central, na República Democrática do Congo à Osasco.
Local: Sede da ConecTv e Diário da Região – Rua Ester Rombenso, 349 – 3º andar – Centro – Osasco

11:00h – Encontro com o Prefeito de Osasco, Rogério Lins e vereadores da cidade;

11:30h Coletiva de Imprensa AMECOM,
encontro com lideranças de povos nativos e de matriz africana e apresentação de dança afro da Cia. Panteras;

12:30h Almoço;

13:20h Entrevista para a ConecTv e Diário da Região

Esta ação que proporciona a vinda da Monarca Congolesa a São Paulo tem o apoio do Mandato Popular do Vereador Paulistano Toninho Vespoli e do Samba de Roda do Recôncavo baiano, liderado por Nega Duda.

Author Description

admin