Rainha do Kongo Diambi Kabatusuila visita o Brasil

São Paulo poderá tornar cidade Irmã de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo

Terá início em Salvador, capital da Bahia a visita ao Brasil da rainha Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama (Rainha da Ordem do Leopardo), República Democrática do Congo, África central, será o primeiro encontro de uma Soberana Bantu com seus descendentes após a escravidão colonial, um fato histórico.

A visita da realeza e sua comitiva de mais de 10 pessoas, composta por uma princesa, um príncipe e intelectuais, tem por finalidade valorizar e celebrar povos e tradições africanos e diasporicos, promover encontros interculturais com comunidades descendentes, os conhecidos  terreiros de Candomblé Kongo Angola, que marca a presença da primeira civilização de africanos transplantados do além atlântico para o Brasil com o advento da escravidão colonial, que preservam saberes espirituais e ancestrais e ficaram conhecidos por povos Kongo Angola.

A agenda da Soberana consta visitas a quatro capitais brasileiras, no dia 27 deste mês desembarca em Salvador, primeira capital do Brasil, permanecendo na Bahia por três dias para em seguida visitar Belo Horizonte, dias 6, 7 e 8 de março; 9, 10 e 11 está reservado ao Rio de Janeiro, encerrando sua turnê em São Paulo no período de 12 a 15 de março.

Na maior capital econômica da américa latina e a quarta maior do mundo, a Soberana dos Bakongo (povos congos), cumprirá intensa agenda. Dia 12 de março será recebida e recepcionada às 14h00 no Aeroporto de Congonhas, na região central, de onde se deslocará para a sede da Prefeitura de Itapecerica da Serra para as homenagens do Prefeito Jorge Costa, e dos Vereadores do Município sede do Nzo Tumbansi ILABANTU, organização que coordena a agenda da Rainha Diambi em terras paulistanas. A noite, assistirá a uma celebração festiva e tradicional de Candomblé e receberá o título de Grande Benemérita da Cultura Tradicional Bantu Brasileira.

No dia 13, quarta-feira, a majestade dos Bantu Kongo visitará pela manhã a estátua da Mãe Preta, no largo do Paissandu, às 13h30 o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, e o Palácio 9 de julho, sede do Parlamento Estadual paulista. Às 18h30 participará de um Encontro de Povos Africanos (africanos na diáspora, lideranças tradicionais de matrizes africanas e de terreiros, capoeiristas, sambistas, quilombolas, indígenas), e será homenageada pelo Movimento Às Águas de São Paulo, na Câmara Municipal de São Paulo – Sala Sergio Vieira de Melo, Viaduto Jacareí, 100, centro da cidade. Durante o evento, o vereador Toninho Vespoli apresentará a Soberana seu Projeto de Lei 01-00/2019, que altera a Lei Municipal 14.471 de 10 de julho de 2017 que acrescenta no seu artigo 3º, a Cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, como Cidade Irmã da Cidade de São Paulo.

Dia 14, a Soberana congolesa visitará autoridades governamentais e representantes de vários setores da sociedade civil e da academia intelectual. Dia 15 de março retornará a Kinshasa, República Democrática do Congo.

Diambi Kabatusuila foi coroada como governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu da região central de Kasai, antigo Império Luba, República Democrática do Congo em 31 de agosto de 2016. Agora detém o título de Diambi Mukalenga Mukaji Wa Nkashama (Rainha do Ordem do Leopardo). Ela foi investida e introduzida em Kinshasa, capital da República Democrática do Kongo pela Associação de Autoridades Tradicionais e Consuetudinárias do Kongo em 5 de agosto de 2017.

Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji encaminhou em 1 de fevereiro deste ano mensagem ao Taata Katuvanjesi, coordenador geral do ILBANTU e dirigente tradicional do Nzo Tumbansi com seguinte teor abaixo:

“Walmir Santos Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi
Coordenador Geral da ILABANTU – Nzo Tumbansi

Instituto Latino Americano de Tradições Bantu
Representante para as Américas do CICIBA
Centro Internacional de Civilizações Bantu
Re: Queen Diambi viagem oficial para São Paulo.

Saudações Taata Katuvanjesi – Walmir Santos,

É com grande prazer que eu vir a ILABANTU para vir a São Paulo, Brazil.

Estou confirmando minha viagem para São Paulo, Brazil oF 12 Março em 14 2019.

Estou ansioso para a oportunidade de trocar informações de nossas culturas mútuas, passar algum tempo com Meu Povos bonitos De São Paulo, Brazil.

Eu estarei acompanhado por uma delegação de cerca de 10 pessoas quais são: April Robbins-Bobyn, USA; Princesa Laurence, República Democrática do Kongo; Prince Randy, Benin; Embaixador Chabala, Zambia; Alfa Kuabo, Angola; Terry Riggs, Nigeria; Anthonica, Jamaica; Andrew Lindo; Elaji Malik, Senegal, e o honorável Mamadou Diop Thioune, Senegal.

Com a minha maior estima,

Rainha Diambi Mukalenga Mukaji de Nkashama”

Esta ação que proporciona a vinda da Monarca Congolesa a São Paulo tem o apoio do Mandato Popular do Vereador Paulistano Toninho Vespoli e do Samba de Roda do Recôncavo baiano, liderado por Nega Duda.

Author Description

admin

There are 2 comments. Add yours

  1. 25th fevereiro 2019 | Jorge Fernandes says:
    Para nossa cidade, será uma grande honra receber a Rainha Diambi Kabatusuila, do Kongo. Santos berço dos escravos vindos do Continentes Africano, sua presença sendo recebida pelo nosso Prefeito Paulo Alecandre Barbosa, e se tornando cidades irmãs. Contato : 13 32732600/ 13 91645814
  2. 8th março 2019 | Glorimar Silva says:
    E um prazer recebê-la em Belo Horizonte/MG. Bem Vinda!